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Como investir em marketing hospitalar na era digital?

Conheça algumas estratégias da comunicação digital que podem fazer com que seu hospital se torne a primeira opção do paciente

Por Camila Luz

A tecnologia não somente vem trazendo mudanças profundas à ciência, mas, também, a áreas de comunicação e marketing, que integram a gestão empresarial. Dessa forma, investir em sites e redes sociais vem se mostrando uma opção mais viável a hospitais, não somente pelo custo envolvido, mas pelos resultados positivos por trás de iniciativas bem planejadas. Mas, afinal, quais ações podem ser estratégicas no marketing hospitalar com foco em mídias digitais1?

Muito mais do que estarem presentes na web, os hospitais e clínicas precisam desenvolver um gerenciamento de marketing digital no intuito de atrair novos clientes e negócios, além de reter e fidelizar aqueles que já foram atendidos pelo local. Isso é possível não apenas a partir de atividades com foco em posicionamento e expansão de marca nas redes sociais, mas por meio da produção de conteúdos relevantes, que apresentem fontes confiáveis2,3.

Esses conteúdos podem ser produzidos em diferentes formatos – texto, imagem, áudio, vídeo –, dependendo do propósito da ação e da mídia digital usada – blog, redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), YouTube. Entretanto, é importante a instituição da Saúde manter todos os seus canais on-line integrados, em relação à publicação dos conteúdos e à identidade da marca, para que as ações e as próprias páginas mantenham um bom desempenho3.


O que mais é necessário para obter bons resultados em ações de marketing hospitalar1?

  • Estabelecer um planejamento para cada ação;
  • Criar um cronograma para as publicações;
  • Manter as identidades verbal e visual da marca;
  • Conhecer o público-alvo;
  • Interagir com os clientes;
  • Monitorar os resultados;
  • Usar as informações de desempenho para desenvolver novas ações estratégicas;
  • Estar atento às atualizações das ferramentas que compõem a rede social;
  • Investir em capacitação profissional.


Considerando esse cenário, a comunicação digital é hoje a porta de entrada de qualquer empresa, pois ter uma página ativa, que apresenta conteúdos atualizados e relevantes, significa atrair novos pacientes 24 horas por dia. É dessa maneira que hospitais acabam conquistando um número maior de pessoas interessadas no serviço oferecido4.


Por que hospitais devem investir em inbound marketing e em SEO?

Há diversas técnicas que fazem parte do universo que envolve o marketing digital. Dentre elas, destacam-se o inbound marketing e o Search Engine Optimization (SEO). Tais ações podem garantir vantagens competitivas ao hospital, se aplicadas de modo planejado. Os desafios por trás delas não exigem alto custo, na maioria das vezes, mas sim um gerenciamento de conteúdo digital estratégico e personalizado5.

Traduzido como “marketing de atração”, o inbound marketing consiste em um conjunto de atividades de marketing não intrusivo, no qual o cliente busca pela empresa. Esse método integra táticas de marketing digital com o intuito de promover a interação do hospital ou clínica com diferentes perfis de usuários ao longo da jornada do cliente. Assim, o encontro entre instituição da Saúde e paciente ocorre de modo assertivo5.

Já o SEO, entretanto, por ser considerada uma técnica voltada à otimização de websites, tem por intuito atrair potenciais clientes para o local a partir do posicionamento orgânico da página nas primeiras posições de resultados do Google e de outros sites de buscas. Isso pode ajudar o hospital a se tornar uma referência em determinado assunto, para aqueles que procuram a respeito de determinada doença, sintoma, tratamento ou especialidade5.

 

Referências:

  1. Saúde business. Como fazer marketing hospitalar [Internet]. Acessado em: 22 out 2019. Disponível em: <https://saudebusiness.com/mercado/como-fazer-marketing-hospitalar/>.
  2. HM Doctors. Por que investir em marketing digital na área da saúde [Internet]. Acessado em: 23 out 2019. Disponível em: <http://www.hmdoctors.com/2015/por-que-investir-em-marketing-digital-na-area-da-saude/>.
  3. Gtt Healthcare. Digital healthcare e as redes sociais [internet]. Acessado em: 23 out 2019. Disponível em: <http://gtthealthcare.com.br/blog/index.php/digital-healthcare-e-as-redes-sociais/>.
  4. Fiuza D. Website: o seu cartão de visita digital. Revista DOC. 2019;(61):64-65.
  5. DOC Academy Blog. Inbound marketing: conheça as estratégias digitais para atrair, conquistar e fidelizar seus pacientes [Internet]. Acessado em: 23 out 2019. Disponível em: <https://docacademyblog.com/2019/08/06/inbound-marketing-para-medicos/>.